Quem está Plugado!

Sertões Zine-Pocket é lançado

Postado por Plug - Cooperativa de Cultura | 13:18 | 0 comentários »

Por Rodrigo de Paula/ Plugcci-Comunicação/ Montes Claros-MG


JORNALISTAS QUE NÃO FOGEM Á LUTA!

O setor de comunicação independente em Montes Claros está cada vez mais em desenvolvimento, são várias iniciativas que estão desenvolvendo os seus setores de mídia. No último dia 25, durante o Minas HardCore, foi lançado o Sertões Zine-Pocket. Está é mais uma iniciativa dos jornalistas Manuh Almeida (edição e fotografia) e Caroll Marinho (reportagem), Andrey Meoli (edição) e Samuel (ilustração). O Sertões Zine-Pocket é mais uma iniciativa realizada pelas garotas. As mesmas já vêm realizando ao longo de um ano iniciativas de cunho jornalistico, sempre voltadas para a comunicação e desenvolvimento da cena independente de música e cultura da cidade. Os trabalhos desenvolvidos consistem nas edições #1 e #2 do “UHU Fanzine”, além do blog Net-Zine Sertões, que pode ser acessado através do endereço virtual:http://zinesertoes.blogspot.com/logspot.com/.

Para Manuh, em relação ao questionamento de como é fazer comunicação independente em uma cena de alto desenvolvimento em Montes Claros, a jornalista ressalta que: acho até que é um dos pontos principais, que faz a coisa toda acontecer. Então a gente vai tentando burlar o sistema (digo, a falta de verba, de apoio, de grana mesmo, de interesse...) e tenta fazer alguma coisa que valha a pena. Mas difícil, sempre é.” Sobre a elaboração do Zine de bolso, Manuh ressalta que: ”O zine de bolso foi uma alternativa que a gente achou pra continuar o trabalho que começou em 2006, com o uhu! Fanzine. O outro modelo sai mais caro, e nós não conseguimos dinheiro suficiente pra continuar com ele. Aí, durante o pequi rock, a gente viu o zine que o pessoal trouxe e pensou: “Nossa! Pode dar certo!”Corremos atrás e fizemos. A aceitação foi bacana. É legal ver um e-mail novo chegando “nossa, parabéns, recebi o fanzine aqui na “conchichina” e achei muito bom”, o pessoal parando na rua e dizendo que ficou bacana. É um reconhecimento que faz valer à pena. Um reconhecimento não nosso, mas do trabalho independente como um todo. Mostra que o pessoal gosta disso, que a gente ainda tem muito espaço por aí.”

Formação das Mídias Integradas dos Geraes

A força e interesse do pessoal que articula a comunicação independente em Montes Claros são totalmente válidos e a “força motriz” e de estimulo para os produtores e artistas da cidade, como em qualquer região do país. Entretanto, a comunicação não pode ser somente uma assessoria "positiva", tem que ser verdadeira e coerente, além de ter o caráter de apresentar tanto os pontos positivos quanto também os "negativos", sejam no entorno das produções e dos artistas, quanto das criticas jornalísticas. Não deve ter receio de notificar o que está errado, ou quanto às bandas ou produtores ultrapassam as fronteiras do correto e coerente no que se faz e no que se produz. Pensando em formar um grupo de comunicação que tenha como responsabilidade a comunicação imparcial e produtiva, está sendo organizadas as “Mídias Integradas dos Geraes”, este coletivo de jornalistas e profissionais das áreas da comunicação, estão se articulando e organizando o novo formato de comunicação séria, comprometida e de cunho critico. Em breve estará em atividade o Portal de Comunicação “Solta o Som – Mídias Integradas dos Geraes”. Fique atento.

0 comentários