Quem está Plugado!

Postado por Plug - Cooperativa de Cultura | 10:27 | 0 comentários »

OFICINA DE COMUNICAÇÃO PROPORCIONARÁ INTEGRAÇÃO ENTRE COMUNICADORES E MÚSICOS

A oficina de comunicação no Rock Reunion, tem como objetivo a prática das técnicas alternativas de comunicação propiciadas pelo avanço da tecnologia e o desenvolvimento das plataformas via web no manuseio das ferramentas virtuais. Com isso o comunicador ganha liberdade para desenvolver suas mídias de comunicação, que hoje é a principal ferramenta no trato com a comunicação em qualquer segmento.
Para otimizar os trabalhos, a oficina será dividida em grupos de fotografia e produção áudio-visual coordenado pelos jornalistas Saul Vasconcelos e Manuh Almeida, no qual abordará as características das mídias alternativas, novos meios de comunicação que estão em constante crescimento com o advento da internet (sites, blogs, web-tvs, web-rádios e e-zines) e a importância de transformar esses espaços em meios de informação e divulgação de novas idéias e projetos do meio cultural independente. Além de amostrar informações gerais acerca dos projetos que estão sendo desenvolvidos na área de comunicação e produção independentes em Montes Claros.
Segundo Manuh Almeida, será possível mostrar projetos na área de comunicação em andamento em outras cidades e estados do país (sites, blogs, web-tvs, web-rádios e zines) e apresentar a proposta de trabalho do Circuito Fora do Eixo, além da idéia da formação de uma rede de comunicadores culturais na cidade, que constituirão um fórum de discussão e planejamento do Grupo de Mídias Integradas do Norte de Minas estimulando os participantes da oficina a tornarem-se comunicadores culturais mesmo após as atividades em questão, sendo colaboradores do portal Solte o som, principal produto do Grupo de Mídias Integradas do Norte de Minas.
Na questão operacional da fabricação do “produto” (noticia), montado um plano conjunto de comunicação específico para o evento em questão (Rock Reunion) com produção de blog, web-rádio, cobertura fotográfica e produção áudio-visual durante as oficinas e apresentações musicais.
No grupo de criação e manutenção de blogs e web-rádio, coordenada pelo Jornalista Rodrigo de Paula, será desenvolvido um blog da oficina de comunicação, tendo como principal enfoque o festival Rock Reunion. Os participantes aprenderão como montar um blog e utilizar ferramentas e recursos para atualização e otimização da comunicação. Além do desenvolvimento de webRádio e todo o processo do repórter para colher o material necessário e produzir o conteúdo (podcast). Segundo Rodrigo de Paula dessa forma será possível que os participantes aprendam a desenvolver suas próprias mídias sem um conhecimento técnico ou avançado de informática. Basta apenas criatividade e persistência! Ressalta.

0 comentários