Quem está Plugado!

Jambolada volta às suas origens

Postado por Plug - Cooperativa de Cultura | 18:30 | 0 comentários »

Por Victor Maciel | GOMA Comunicação | Uberlândia (MG)

Fotografia: Danilo Baliza Seixas

Dez anos após o embrião de todo o processo de articulação da cena independente e autoral de Uberlândia, a grande expressão desta movimentação, o Festival Jambolada, voltou às suas origens neste domingo, quatorze de setembro.

Foi debaixo dos pés de jambolão da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que, em meio a conversas despretensiosas no final da década de 1990, estudantes formaram suas bandas e esboçaram idéias mirabolantes.

Em 1998, a partir da ameaça de proibição de eventos culturais dentro da UFU, estes jovens se reuniram a fim de barrar tal medida. “Éramos cerca de vinte pessoas naquele grupo que ficou conhecido como ‘Acampamento 98’, o que, àquele momento fortaleceu significativamente esta movimentação hoje evidenciada em ações como o próprio Jambolada e a constituição do Coletivo GOMA”, lembra Talles Lopes, idealizador do Jambolada e Coordenador de Planejamento do GOMA.

“Naquela época, não tínhamos nenhum apoio para a cultura e a arte na Universidade. O Jambolada acontecer na UFU, dez anos após o ‘Acampamento 98’, é emblemático porque foi aqui que tudo isso começou”, reflete Enzo Banzo, do Porcas Borboletas.

Hoje, a realidade é outra, com uma Diretoria de Culturas na Universidade, espaços e iniciativas como GOMA Cultura em Movimento, Valvulado Cultura Amplificada e festivais como Jambolada e Udi Rock Scene, a cena independente de Uberlândia desponta como uma referência no país.

O Jambolada 2008 se encerra pelo seu começo, a Universidade, enquanto a cena da cidade celebra a si própria de uma forma jamais pensada há não muito tempo e a sensação é de que muito ainda está por vir.

0 comentários