Quem está Plugado!

ESCAMBO – Festival de Experiências Culturais

Postado por Plug - Cooperativa de Cultura | 23:57 | 0 comentários »

Por Léo Santiago | Coletivo Fórceps | Sabará-MG

Rapper Renegado/ Fotografia: Portal Fora do Eixo

A segunda edição do festival ESCAMBO leva a Sabará os principais nomes do atual cenário musical independente de Minas Gerais. Entre os dias 19 e 21 de setembro onze coletivos, quatro associações e dezenas de bandas estarão juntos para uma maratona de mais de 20 horas de programação em prol da cultura independente mineira.


SHOWS

Em iniciativa inédita no Estado a curadoria do ESCAMBO 2008 adotou como principal critério de avaliação a atuação dos músicos em coletivos e/ou associações de fomento à música independente em Minas Gerais. O resultado é que dos sete shows do festival seis serão realizados por bandas e músicos que desenvolvem trabalhos visando a organização, desenvolvimento e intercâmbio musical no Estado, adotando sempre uma perspectiva cooperativista e de trabalho em rede.

A única exceção é o músico Ricardo Koctus, que está lançando seu primeiro disco solo no fim do ano e participa do festival como convidado especial devido à sua importância em mais de dez anos como baixista do Pato Fu, considerada hoje a maior banda independente do país.


CIRCUITO MINEIRO DE MÚSICA INDEPENDENTE

O intercâmbio de experiências é o principal objetivo da segunda edição do Fomentando a Cena, que dessa vez promove o Encontro de Coletivos Mineiros. A idéia é fazer com que as pessoas envolvidas com o cenário independente no Estado se conheçam e se organizem em rede facilitando a comunicação, a circulação e a articulação dos agentes culturais.

Um dos principais assuntos em pauta será o Circuito Mineiro de Música Independente, projeto aprovado no Fundo de Cultura do Estado pela SIM (Sociedade Independente da Música) que promoverá oficinas e debates em sete cidades do interior do Estado com o objetivo de qualificar profissionais do meio musical e estabelecer núcleos organizados que possam dar continuidade ao desenvolvimento da música independente nessas cidades.

Também serão discutidos o Fórum da Música, Economia Solidária, Trabalho Coletivo, Práticas Cooperativistas, Festivais Independentes em MG, Circuito Fora do Eixo, Articulação de coletivos, entre outros

0 comentários