Quem está Plugado!

Madame Saatan Groovin Tour 2008

Postado por Plug - Cooperativa de Cultura | 09:10 | 0 comentários »

Por: Bernie Walbenny

Madame Saatan Groovin Tour 2008

No último mês de agosto a banda paraense Madame Saatan, que atualmente está radicada em São Paulo, teve uma agenda bem concorrida e corrida por conta da turnê “Groovin Madame Saatan Tour” que passou por 11 cidades do centro-oeste e nordeste brasileiro com shows e workshops no mês de agosto. O patrocínio da turnê foi da marca de instrumentos Groovin com o apoio dos pratos Stagg, guitarras ESP, microfones Samson, lojas JacMusic, site BelRock e produção da Roquenrou Entretenimento.

Show em Montes Claros (MG)

O ponta pé inicial se deu num dos maiores festivais de rock do país, o Porão do Rock em Brasília, tocando minutos antes e no mesmo palco da americana Suicidal Tendencies. O show, para cerca de 15 mil pessoas, mostrou as músicas do disco de estréia e que a banda tem levado aos principais festivais independentes do país, foram trinta minutos de porrada no ouvindo. No dia seguinte a banda seguiu para Goiânia, onde fez a inauguração da casa de shows CETE, ao lado das bandas locais Yglo e

Edinho Guerreiro em Montes Claros (MG)

Fim de semana seguinte a tour passou por São Paulo na casa de shows conhecida do público alternativo, a OUTS. O show teve abertura da banda Monaural. Logo na outra semana a van tomou o rumo do nordeste, e aí foram cerca de 15 dias morando nela e em quartos de hotel.
Ícaro Suzuki em Salvador

O primeiro show foi em Minas Gerais, na cidade Montes Claros, na volta do Movimento Retomada. O evento lotou a casa de shows e ainda teve a abertura das locais Furo e Vomer. Minas Gerais é um dos estados em que a banda mais reúne fans e não foi difícil ver o público entoando na ponta da língua as canções.
Logo após o show a caravana seguiu direto para
Salvador. O show na capital soteropolitana aconteceu na região turística do pelourinho na casa de shows Zauber, quem abriu por lá foram as locais Lohan e Lou. O show da Lou teve a participação da vocalista do Madame Saatan, Sammliz, na música "Ira". Outra curiosidade é que o batera da Lou, Jera Cravo, foi quem produziu o álbum de estréia do Madame, estava tudo em casa.Show em Recife (PE)

Os dois shows seguintes, Maceió e Aracaju, foram cancelados. O primeiro por uma chuva torrencial que assolou a cidade e inviabilizou qualquer evento naquele dia, e o segundo por conta da desorganização da produção local que cancelou o show em cima da hora. Mas nem por isso a banda não deixou sua marca nas cidades, falo mais a frente sobre os workshops.

No meio da semana, em plena terça-feira, 19, foi a vez de Recife receber a turnê. O pub ultra-chique UK talvez nunca tenha tremido tanto como nesse dia. Mesmo com um setlist list diferente, prezando mais “leveza” e começando com as “baladas”, foi uma cacetada pro público ali presente. O som e ótimo ambiente são os destaques do local.Show em Fortaleza (PA) na Feira da Música

Sexta-feira, 22, aconteceu o maior show da turnê, na cidade de Fortaleza, no Poço da Draga (Praia de Iracema). O show foi gratuito e fez parte da programação da Feira da Música, uma das maiores feiras de negócios do norte/nordeste. Foi realmente um show aparte, a banda empolgou o público ali presente que pulava e gritava a cada música, muitas crianças fizeram a festa. Segundo pessoas que acompanham a feira há algum tempo, foi a primeira vez que uma banda empolgou o público, quase sempre apático.

Para encerrar a tour, a banda foi a João Pessoa ser a atração nacional de um concurso de bandas locais. O palco do evento foi o Galpão 14, local onde acontece o festival Aumenta Que é Rock. O público recebeu muito bem a banda e fechou assim com chave de ouro a “Groovin Madame Saatan Tour 2008”.

WorkshopsWorkshop em Montes Claros (MG)

Além dos shows, algumas cidades também receberam o workshop de “Técnicas de Bateria e Ritmos Amazônicos” ministradas pelo batera Ivan Vanzar. Durante a oficina eram tiradas dúvidas do público, apresentadas algumas técnicas e a adaptação do ritmo Carimbó para as peças da bateria, uma vez que originalmente é tocado em vários instrumentos de percussão. As pessoas também participavam tocando as células rítmicas em peças da bateria separadamente. No final aconteciam algumas jams com os músicos do Madame ou da loja ou ainda de quem tivesse por lá e quisesse fazer um som.

0 comentários