Por Rodrigo de Paula/ Plugcci-Comunicação/ Montes Claros-MG
O INSTINTO É COLETIVO MEU IRMÃO!
Associação do Rock de Montes Claros promove interação de agentes culturais de Montes Claros, para participação coletiva das iniciativas locais no processo de seleção das bandas inscritas para o Rock Reunion
Na ultima quarta-feira dia 9 de outubro, a Plug – Cooperativa de Cultura Independente, juntamente como demais gentes culturais da cena independente de musica de Montes Claros, foram convocados pela Associação do Rock de Montes Claros, para participarem da seleção de bandas inscritas para o Rock Reunion. Foram apresentadas trinta bandas para apreciação dos agentes culturais, tendo como método de seleção a soma de maior aceitação descrita pelos dez agentes convidados.
Dezoito bandas foram selecionadas tendo como “standby” mais quatro bandas, que mesmo não entrando na seleção, poderão ser chamadas caso haja desistência de alguma outra que foi aprovada pela comissão de seleção. Para explicar melhor sobre todo esse processo e sobre as articulações culturais desenvolvidas pela Associação do Rock, a Plug-Comunicação apresenta a entrevista com o presidente da Associação do Rock de Montes Claros, Fred Sapúlia.
Rodrigo de Paula – Fred, fale um pouco de como foi o processo de seleção das bandas inscritas no Rock Reunion.
Fred Sapúlia – Trinta bandas se inscreveram no festival, destas inscritas, selecionamos dezoito (18), pois, duas (2) vagas já estão garantidas paras bandas da Bahia, as quais fazem parte da parceria com a Associação do Rock da Bahia. E para a realização da seleção, a Associação do Rock de Montes Claros, convidou os principais agentes culturais da cena independente local para auxiliarem e contribuírem com a integração coletiva e transparente da seleção.
Rodrigo de Paula – Trinta bandas se inscreveram e enviaram material de divulgação das mesmas, qual sua avaliação sobre a qualidade do material? As bandas estão melhorando no quesito “material de divulgação”?
Fred Sapúlia – Em suma, a cena vem se desenvolvendo e as bandas vêm tendo mais suporte por parte dos agentes culturais, isso viabiliza o melhor assessoramento no material de divulgação e demais providencia no material que enviam para as seleções de festivais como o Rock Reunion. Hoje estas bandas têm mais espaço, e mais possibilidades de ter uma boa gravação, de obter fotografias legais, dentre uma qualidade mais enfatizada na produção deste material de divulgação utilizado.
Rodrigo de Paula – Fale um pouco sobre a Associação do Rock de Montes Claros, sobre a atuação da mesma nas ações de fomento e desenvolvimento da cena independente Norte - Mineira.
Fred Sapúlia – A associação foi fundada em 28 de agosto de 2006, e em dois anos de atuação logramos considerável representatividade. Devido à carência da cena “Metal”, o enfoque foi nas ações que vinham a criar mais visibilidade e mais desenvolvimento neste setor. Entretanto, as ações também se voltaram para outras classificações do gênero, com a grande demanda de ações em prol da causa independente também, e com isso estamos lançando e articulando o Rock Reunion, que visa à integração das várias iniciativas aqui presentes para a unificação de forças quebrarem paradigmas e chegar aos resultados mais plausíveis e de respaldo.
Rodrigo de Paula – Fred, você acredita que o movimento cultural de música independente também tem o compromisso e o dever de se intervir nas questões políticas que diz respeito à cena local? Enfoco como exemplo a luta pela preservação da Casa da Juventude, como espaço fundamental e necessário para as produções das iniciativas independentes em Montes Claros? Pois, a mesma foi vendida para o grupo Carrefur de supermercados e lodo deixará de existir.
Fred Sapúlia – A unificação de todas essas iniciativas, com certeza é uma grande ferramenta de legitimidade e representatividade em Montes Claros. Através da união dessas iniciativas, com certeza o movimento cultural e também social ganha força para os debates e reivindicações perante o pode público da cidade. É necessário que se desmistifique os “tabus” da autonomia excessiva e mais o bom senso (em comum) para que deixemos de ser apenas um grupo, e sim vários por uma causa só.
Para conferir o Podcast (aúdio) da entrevista com Fred Sapúlia acesse a WebRádio Plugcci
0 comentários
Postar um comentário