Quem está Plugado!

SHOWS DO CONEXÃO VIVO

Postado por Plug - Cooperativa de Cultura | 09:54 | 0 comentários »

SHOWS DO CONEXÃO VIVO
Numa iniciativa da empresa de telefonia Vivo, em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Cultura, acontece neste final de semana, sexta-feira, sábado e domingo, os shows que encerram o projeto Conexão Vivo 2009. Este ano o Conexão está reunindo artistas das mais diferentes tendências musicais, e de várias partes do país, como Gilvan de Oliveira, Fabiana Lima e Bruno Andrade, Pereira da Viola, Maurício Tizumba, o sambista carioca Monarco e o pernambucano Otto, que mistura rock, música nordestina e MPB em seu repertório. Todos os shows acontecem a partir das 19:00 horas na Praça de Esportes e o acesso é gratuito.


PROGRAMAÇÃO MUSICAL

Sexta-feira, 27/03

19h: Leo Cavalcanti (SP)

Selecionado pela curadoria do Conexão Vivo

19h30: Burro Morto (PB)

Selecionado pela curadoria do Conexão Vivo

20h: Dona Maria do Batuque convida Juçara Marçal (SP)

Aos 79 anos de idade, dona Maria da Conceição Gomes de Moura, a Dona Maria do Batuque, mantém a tradição deixada por sua mãe, na cidade de São Romão/MG. Segundo ela, seus avós e bisavós já mantinham a celebração, composta pelos tocadores de roncador (instrumento de origem africana similar à cuíca), caixa, além dos homens e mulheres que cantam, batem palmas e dançam.

Dona Maria do Batuque lançou o seu primeiro Livro/CD em Belo Horizonte, em 2008. O álbum intitulado “O batuque vai abaixo? Ele não vai não!” é um registro único da tradição centenária do batuque. O álbum duplo com 80 faixas e o livro mostram um resultado sonoro/visual que respeita a localidade e a integridade do grupo e da cidade de São Romão. As músicas retratam os costumes locais, os aspectos naturais da região e os fatos do passado, tudo contado por meio dos ritmos dos tambores e das canções populares.

No show, Dona Maria do Batuque convida a cantora paulista Juçara Marçal.

21h: Wilson Dias, Dea Trancoso e Carlos Farias convidam Pereira da Viola (MG)

Wilson Dias é mineiro de Olhos D'Água, cidade situada no alto do Vale do Jequitinhonha. O cantor, compositor e violeiro tem três CDs gravados, “Pequenas Estórias”, “Outras Estórias” e “Picuá”. Em todos, ele canta as suas raízes caboclas e memórias ancestrais do Alto Jequitinhonha.

A cantora e compositora Déa Trancoso lançou seu terceiro CD “Tum Tum Tum”, documentando pesquisa de 10 anos a respeito do semba e do catimbó manifestados na religiosidade do povo brasileiro, especialmente o do Jequitinhonha.

Carlos Farias é cantor, compositor, produtor artístico, fundador e regente do Coral das Lavadeiras de Almenara. Tem quatro CDs gravados: “Carlos Farias” (1994); “Tupinikim” (2000); “Batukim Brasileiro” (2002) e “Aqua” (2005), os dois mais recentes com a participação especial das Lavadeiras. Todos os seus discos originaram-se de pesquisas musicais realizadas, a partir de 1985, nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, inspiradas na herança deixada pelos negros e índios.

No show, eles convidam o violeiro Pereira da Viola.

22h: Anthonio convida Telo Borges

O cantor e compositor expressa sua musicalidade dentro de uma visão contemporânea, utilizando uma linguagem forte e rica de sensibilidade para falar do Amor. No repertório, músicas de sua autoria com os parceiros Bê Sant’Anna, Henrique Matheus e Antenor Pimenta. O artista também interpreta clássicos sobre o Amor de grandes nomes como Chico Buarque, Lô Borges e Ronaldo Bastos e gravações inéditas de Patrícia Ahmaral, Antenor Pimenta e Altay Veloso. No show, ele convida o cantor e compositor Telo Borges.

Sábado, 28/03

19h: Reis (BA)

Selecionado pelo voto popular no portal do Conexão Vivo

19h30: Transmissor (MG)

Selecionado pelo curadoria do Conexão Vivo

20h: Pedro Morais convida Curumin (SP)

Expoente do atual cenário musical mineiro, Pedro Morais vem se consagrando como um cantor original, de uma voz privilegiada, e exímio compositor. Sua música é sofisticada, sem hermetismos, e suas letras exalam verdade e poesia. Seu primeiro CD, que leva o seu nome, alcançou a significativa marca de três mil cópias. Agora, Pedro prepara o segundo trabalho a ser lançado no primeiro semestre de 2009.

O músico já dividiu o palco com artistas reconhecidos como Vander Lee, Max de Castro, Paulinho Moska, Toninho Horta, Beto Guedes, Flávio Venturini, Ná Ozzetti, Simone Guimarães e Flávio Henrique.

No show, ele convida a banda paulista Curumin.

21h: Gilvan de Oliveira convida Carona Brasil (MG)

Desde 1983, Gilvan de Oliveira participa de shows e gravações ao lado de diversos intérpretes da música brasileira, aperfeiçoando-se como violonista, arranjador, compositor e diretor musical, e participando de turnês pelo Brasil e no exterior. Em 1989, gravou seu primeiro disco solo, "Cordas e coração", seguido de "Vinícius nas cordas de Gilvan" (1990), "Retratos" (1993 - indicado para o Prêmio Sharp), e "Sol" (1995). Participou, ainda, ao lado de Weber Lopes e Juarez Moreira, do projeto "Violões do Horizonte". Em 2003, lançou o CD “Viola Caipira”, seu primeiro trabalho dedicado exclusivamente ao violão caipira. No show, ele convida o grupo mineiro Carona Brasil.

22h: Porcas Borboletas convida Otto (PE)

A banda foi criada em 1999, em Uberlândia/MG. Sob a alcunha de Porcas Borboletas, os integrantes do grupo deixaram o cerrado mineiro e fizeram uma série de shows pelo país. Participaram do circuito nacional de festivais de música independente com apresentações em São Paulo, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Blumenau, entre outras cidades.

Aos poucos, foram se transformando em uma das principais bandas da música independente brasileira, colhendo boas críticas na imprensa especializada, além de fãs por todo o Brasil. No show, eles convidam o músico pernambucano Otto.

23h: Fabiana Lima e Bruno Andrade convidam Mauricio Tizumba (MG)

Fabiana Lima é compositora, cantora, toca percussão e diversos instrumentos de harmonia, como a flauta transversa e o violoncelo. Estudou canto lírico no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez e começou sua carreira em 1996, cantando em bares. Consolidou seu trabalho no repertório autoral, voltado para a cultura popular, após a formação de parceria em duo com o violonista Bruno Andrade, em 1998.

Bruno Andrade é mineiro de Montes Claros. Músico autodidata, compositor e arranjador, toca o violão de sete cordas e a viola caipira. Começou profissionalmente na década de 90 com a banda Joana D’arc, com um repertório autoral voltado para o rock e o blues. A atuação no campo das pesquisas acerca da cultura popular e de manifestações tradicionais brasileiras, aliada à influência já vivida com a cultura local, direcionaram o artista para um movimento musical voltado para o regionalismo.

Em 2008, Fabiana Lima & Bruno Andrade completaram 10 anos de carreira. Lançaram dois CD’s autorais, todos de forma independente – “Marambaia” (2005) e “Tambores Nus”, (2007).

No show, eles convidam o músico, cantor, ator, compositor e multi-instrumentista Maurício Tizumba.

Domingo, 29/03

19h: Ito Moreno (SP)

Selecionado pela curadoria do Conexão Vivo

19h30: Rocknova (MG)

Selecionado pelo voto popular através do portal do Conexão Vivo

20h: César Maurício convida The Paula (moc)

Depois de 25 anos de música e cinco CDs gravados com as bandas Virna Lisi e Radar Tantã, César Mauricio se arrisca na carreira solo e lança seu primeiro CD, que leva o nome de “Não Posso Devolver sem Danos seu Bobo Coração” e traz canções feitas em parceria com Lô Borges, Samuel rosa e Marcio Borges. O músico transita tanto pelo pop rock, como também pelo universo independente da musica. Vale lembrar que Skank, Ira e Telo Borges já gravaram composições de Maurício. No Show, ele convida a banda The Paula.

21h: Samba do Compositor - Dudu Nicácio, Mestre Jonas & Miguel dos Anjos convidam Monarco (RJ)

O projeto Samba do Compositor, composto por Dudu Nicácio, Mestre Jonas & Miguel dos Anjos, faz uma conexão do samba mineiro e do carioca. A idéia, que visa tanto à valorização de clássicos do gênero, como o resgate e o lançamento de sambistas inéditos de Minas, foi testado - à surdina e com bastante sucesso - nas noites de terça-feira do espaço cultural “A Casa”, em Belo Horizonte. Semanalmente, um artista da tradição da cidade foi convidado a entrar na roda do Samba do Compositor para mostrar algumas de suas criações, juntamente com sambas inéditos de seus integrantes e pérolas que já conquistaram o carisma do público em geral.

No show, eles convidam o cantor e compositor carioca Monarco.

*Nos intervalos, intervenções poéticas de Vane Pimentel e Danislau Também

(Porcas Borboletas)

0 comentários