Quem está Plugado!

Por Rodrigo de Paula

COBERTURA DOS BASTIDORES DO VIRNA LISI NO ELETRONIKA – FESTIVAL DE NOVAS TENDÊNCIAS 2009

Na última quinta-feira o Coletivo Plug esteve na capital mineira para cobrir o primeiro dia do Eletronika – Festival de Novas Tendências Musicais, no Espaço 104 (antiga Serralheria Souza Pinto) que comemorou dez anos de atividades de nível internacional.

O Festival teve início em 1999, sugerindo com suas ações, novas perspectivas e tendências associadas á música. Segundo os seus organizadores, teve a pretensão de aprofundar em busca de novas tecnologias em prol da música. Na época o mundo passava por transformações significativas e norteadoras em relação às novas tecnologias, e por esse motivo também era pautada no audiovisual e a tecnologia como força motriz. O grande enfoque de desenvolvimento promovido pelo Festival foi o intercambio com outros países como: Canadá, Espanha e França. Além da música a busca também se pautou nas artes e também em busca de locais adequados para realização do Festival. Também foi pensada na estética arquitetônica destes locais. O Eletronika – Festival de Novas Tendências Musicais também já foi realizado em São Paulo e em Barcelona como show cases dentro do “Sónar de Barcelona”.

Na comemoração de dez anos de todo esse crescimento, o Eletronika – Festival de Novas Tendências Musicais 2009 promoveu a volta da banda Virna Lisi, que há 12 anos tinha encerrado. A banda marcou a década de 1990, não somente na capital mineira, mais também em todo o Brasil. Se apresentaram no Monster Of Rock ao lado de Ozzy Osborne, sendo a única banda nacional a tocar no Festival, os vídeos-clipes tinham grande veiculação na MTV chegando a ser a primeira colocação do TopMtv com o clipe da música “Vou Te Mostrar” do terceiro álbum da banda titulado de “Se Desce a Lona Vira Circo Se Cerca Vira Hospício”. O Virna também gravou mais dois álbuns: O primeiro foi o “Esperar o Que?” que na época foi gravado em Vinil, tendo como baterista o montesclasense Marcos Neves. O segundo era titulado “O Que Diriam Os Vizinhos?” já com o baterista Luís. Neste álbum saíram perolas fonográficas como “O Carteiro”, “Brejo, Lodo, Boca, Mandibolas”, “Hiena Ria” e “Eu Quero Essa Mulher Assim Mesmo”.

O Coletivo Plug representado por Rodrigo de Paula acompanhou a banda nos bastidores e realizou uma cobertura para a PlugTv de toda essa festa em Belo Horizonte. Depoimentos de pessoas muito influentes no meio artístico-musical como o Terence Machado do programa Alto Falante, Maurinho da banda Tianastácia, o realizador do evento e diretor institucional da ABRAFIN – Associação Brasileira de Festivais Independentes Aluizer Malab, Claudão Pilha da AOBRA, Rogério Flausino do Jota Quest, dentre outros envolvidos na música e na produção da cena Rock da capital mineira e por o país a fora.

Os integrantes do Virna Lisi também deixaram o seu recado e fizeram depoimentos das misturas de sensações que antecedia a volta aos palcos após doze anos de “pausa”. Confira o vídeo produzido pelo Coletivo Plug dos bastidores do Virna LISI no Eletronika – Festival de Novas Tendências Musicais 2009 no Espaço 104, durante o primeiro dia deste grande Festival.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=kX8mDxE37mw

0 comentários