Quem está Plugado!

ENTREVISTA COM A BANDA GRITARE

Postado por Plug - Cooperativa de Cultura | 09:22 | 1 comentários »

Por Rodrigo de Paula/ Plug-Comunicação/ Montes Claros-MG
ENTREVISTA COM A BANDA GRITARE

Rodeigo de Paula - Fale sobre a banda, composições e novas propostas!

Gritare - A Gritare, na perspectiva atual, é encarada como um passo dado a favor de anseios antigos, que é o de ter um material próprio, sermos reconhecidos e criticados através de nosso som. O sentimento que existe por aqui agora é um pouco mais maduro do que existia em outra época, pois já tocamos juntos em outras bandas. Sinto que anteriormente fazíamos o que 'poderia' ser feito, mas agora fazemos o que 'deve' ser feito. Vivendo muito mais cada erro, cada acerto. Afinal! Concebemos nosso trabalho como um filho irado nascido da expressão latente em nós.

Rodrigo de Paula - Qual a visão de vcs sobre as mudanças da cena independente em Montes Claros de 1 ano pra cá?

Gritare - Foram mudanças efetivas, que ficarão nas atitudes do público, organizadores e bandas. Tudo tomou um ar mais profissional. Surgiram estúdios que possibilitaram o acesso das bandas a equipamentos de qualidade e o registro de suas composições. Tudo isso alimentou, deu energia, à cena independente em Montes Claros. Associações, cursos de formação, articulação para promoção de eventos, rock com organização e exigências de qualidade... Todas essas novas palavras que foram introduzidas no contexto cultural montesclarense, na tradição montesclarense, iniciaram uma seqüência de mudanças positivas para a história do rock em montes claros. E que bom que nós estamos participando disso.

Rodrigo de Paula - Como que está as pespectivas pelo show do pequi rock? como vcs avaliam a importancia de um festival como este?

Gritare - As perspectivas são as melhores! Estivemos preparando nossas músicas durantes meses de trabalho, preparando nosso espírito, pra poder levar nosso grito aos ouvidos pensantes de Montes Claros. É importante lembrar, quando falamos de ouvidos pensantes, que o público de Montes Claros tem exigido mais dos eventos e das bandas. O que nos remete à questão anterior provando os benefícios da evolução da cena independente de montes claros. Até porque nos público é sempre fácil achar alguém que tenha banda e que entenda saque de som, de equipamento, de música em geral. A importância de um festival como este é alimentar a cena, incentivar o surgimento de novas idéias, novas formas de mobilização. Eu diria que é a mostra do resultado positivo da força de vontade, pró-atividade e sangue pela causa independente da organização do PEQUIROCK. Todos nós conhecemos quem está puxando esse grande carro e sabemos que o trabalho deles não se iniciou da noite para o dia. E isso também acaba sendo um incentivo à organização e persistência.

Rodrigo de Paula - COMO VCS AVALIAM A PROPOSTA DA CONSOLIDAÇÃO DO CIRCUITO MINEIRO DE MÚSICA IONDEPENDENTE?

Gritare - Achamos justo e necessário. Todo Brasil, todos os estados, Minas Gerais, todos sabemos da qualidade das bandas mineiras. Grandes bandas, grandes movimentos nasceram em Minas gerais. Vale lembra o Clube da esquina, ou pra não ir muito longe do que somos, bandas como DIESEL, VIRNA LISI, SEPULTURA, UDORA, ENNE, enfim... Um circuito seria providencial para dar visibilidade aos diversos talentos que temos aqui em Minas gerais. E até ajudaria na coerência de discurso entre as diversas regiões em Minas Gerais, o que fortaleceria ainda mais o movimento.

Rodrigo de Paula - Em que vcs acham que os produtores de Montes Claros deveriam enfocar para melhor desenvoilver a cena?

Gritare - Acho que as coisas estão sendo feitas de forma satisfatória. Tudo atua no fortalecimento da cena regional imagino que já está, de forma inicial, sendo feito. Parceria com outras iniciativas, organização, qualidade... enfim.. estão agregando valores à cena. Como sugestão, diria que deveriam existir mais cursos de formação. Com temáticas voltadas às necessidades emergentes da cena. Por exemplo: Captação de recursos, mobilização, divulgação, dentre diversos outros temas. Criando assim a qualificação das pessoas envolvidas nesse processo de crescimento.

Rodrigo de Paula - Tem algumas musicas gravadas? quando pretendem lançar a demo?

Gritare - Oficialmente, temos uma música rolando no Myspace da banda, que www.myspace.com/gritarerock. Tínhamos uma demo com 5 músicas fechadas, mas quando gravamos tínhamos outras idéias, outras finalidades. Com a entrada de Thiago Veloso na banda a nossa guitarra solo tomou uma característica mais agressiva. E então decidimos regravar essa demo, que está em fase de produção. Não temos data pra lançamento.

Rodrigo de Paula - Fale os contatos para shows e os link para saber mais sobre a Gritare.

Contatos: (38)91316403 e 32215638 (falar com Thiago)

(38)99726453 (falar com Robson)

Email: gritare@gmail.com

Myspace: www.myspace.com/gritarerock

1 comentários

  1. Fonseolli // 9 de outubro de 2008 às 20:03  

    Muito obrigado pela força, pessoal!
    até o próximo gr!to.
    abraços